Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
.

A CONEXÃO COM A NATUREZA ATRAVÉS DA CAPOEIRA MARCA A VIAGEM DE CAU BEZERRA PELOS ARREDORES DE TRANCOSO

No sétimo filme da série Rota dos Paraísos, o terapeuta holístico baiano busca o Caminho do Meio entre rios, falésias e praias da Costa do Descobrimento, no sul da Bahia.

 

“Na terra dos povos tradicionais pataxós, quando acendemos a fogueira e sentamos em círculo, resgatamos a nossa ancestralidade”, diz o terapeuta holístico baiano Cau Bezerra. “Me sinto muito privilegiado por estar aqui, neste lugar paradisíaco e remoto”. Morador da Costa do Descobrimento, ele narra sua viagem em busca da conexão com a natureza através da capoeira, no sétimo episódio da série Rota dos Paraísos. Produzido pela cerveja Corona, e dirigido pelo olhar sensível de Bruna Arcangelo, Caminho do Meio flana pelos rios, falésias e praias dos arredores de Trancoso, com uma trilha sonora marcada pela musicalidade do berimbau em harmonia com os sons das águas, dos pássaros e do vento. Fechando o elenco, o filme tem a participação da fotógrafa Fernanda Havana e do professor de capoeira Adams Ribeiro, o Balanço.

 

 

“Busco estar conectado com o momento presente, absorvendo e percebendo o mundo à minha volta pra transformar tudo em aprendizado”, diz Bezerra. Formado em psicologia, ele caiu na estrada pra ampliar a sua capacitação em terapias integrativas, antes de fazer de Caraíva sua base. “Resolvi ficar por aqui unindo a capoeira, o yoga, o movimento, a respiração, a alimentação saudável, as boas companhias e a música.” Ao sul de Trancoso, o vilarejo também é o endereço de Fernanda. Assim como Cau, a fotógrafa deixou pra trás uma vida nômade e fincou raízes nesse pedacinho do sul da Bahia, onde as ruas são de areia e o 4G quase não chega. 

 

O terapeuta holístico Cau Bezerra | Foto: Fernanda Havana

 

A fotógrafa Fernanda Havana | Foto: autorretrato

 

O professor de capoeira Adams Ribeiro | Foto: Fernanda Havana

 

“O movimento é a faculdade da vida. Por isso, sou apaixonado por conhecer a psique humana e vivenciar ambientes, regiões, povoados e pessoas diferentes”, diz Cau que, além de trabalhar em seu spa terapêutico de Caraíva, faz atendimentos itinerantes (quando viajar é seguro). Vivendo dessa forma, acredita que cada dia é uma aventura e uma celebração da vida. “Já larguei tudo achando que queria sair por aí viajando e percebi que posso fazer isso de forma mais organizada, com mais bagagem e instrumentos que me abram oportunidades”. O caminho do meio, para ele, é manter os pés no chão e a cabeça nas nuvens.

 

ENCONTROS DE MAR E RIO
 

Famoso por suas paisagens desenhadas por falésias grandiosas, o trecho do litoral sul da Bahia que vai de Trancoso a Caraíva também tem belíssimos encontros entre rio e mar. É o caso do Rio do Trancoso, um dos que aparecem no filme, que desemboca na Praia dos Nativos. Também é linda a barra do Rio dos Frades, um pouco mais ao sul, dentro de uma área de preservação próxima a Itaquena. Outra fusão primorosa entre águas doces e salgadas rola na barra do Rio Caraíva, que dá nome ao vilarejo onde vivem Cau, Nanda e Balanço. 

 

QUADRADO DE TRANCOSO
 

Um dos cenários de Caminho do Meio, o Quadrado é a mais completa tradução de Trancoso, com sua “simplicidade” feita pra exportação. Por trás das fachadas singelas, há lojas grifadas, restaurantes de arrebentar o bolso e cômodos decorados por arquitetos famosos. Mas, nas aparências, tudo segue como antes: molecada jogando bola, iluminação sutil e a igrejinha centenária com suas bandeirinhas ao vento. Todo mundo que é alguém em Trancoso tem um pé nas imediações do Quadrado: a pousada Uxua, a chef Morena Leite (Capim Santo), o chef Fernando Droghetti (Jacaré do Brasil)... Mas você também pode ser feliz com a simplicidade raiz, devorando uma colossal tapioca da Elma, que fica na entrada da praça. Depois, tome um drink no Val, que carrega cachaças artesanais, gins importados e outros tesouros em seu carrinho. 

 

Foto: Bruna Arcangelo

 

SOSSEGO GARANTIDO: PRAIA DE TAÍPE
 

Areia clara, coqueiros, rios e falésia. Nos arredores de Trancoso, há dezenas de versões dessa combinação infalível. Uns 10km ao norte do Quadrado, entre Trancoso e Arraial d’Ajuda, a Praia de Taípe é uma delas, além de garantia de tranquilidade até na alta temporada. 
 

FALÉSIAS: CAMAROTE DA IMENSIDÃO
 

“Jogar capoeira na falésia com aquele visual incrível foi o momento mais especial do filme pra mim. Estar no alto traz a imensidão do universo pra perto de nós”, diz Cau. O penhasco onde Cau, Nanda e Balanço aparecem jogando capoeira, captados por um drone, fica na Praia dos Nativos.

 

Foto: Fernanda Havana

 

ONDE FICAR NA COSTA DO DESCOBRIMENTO
 

Com teto de palha, móveis de madeira maciça e cores neutras, o Villa Fulô Casa Hotel (@villafulo) traduz perfeitamente o estilo rústico (só que não) que impera em Caraíva. Sem destoar da vibe do vilarejo, os quartos têm camas forradas com lençóis de 300 fios, toalhas de algodão egípcio e amenities da marca francesa L’Occitane. Na área comum, piscina, spa aquecido e adega de vinhos completam os mimos. 

 

O MELHOR LUGAR PRA VER O PÔR DO SOL EM TRANCOSO 
 

“O lugar mais lindo pra ver o pôr do sol na Costa do Descobrimento é atrás da igrejinha do Quadrado de Trancoso”, diz Cau. Bem na beirinha da falésia, cara a cara com o mar, o lugar ganha uma luz mágica no fim da tarde e entrega de bandeja a vastidão das praias dessa região. 

 

Foto: Bruna Arcangelo

 

TERAPIAS HOLÍSTICAS COM CAU BEZERRA
 

O spa de Cau Bezerra (@pranacura) fica em Caraíva, onde faz atendimentos com reiki e massagens. O terapeuta também dá aulas de yoga, tanto presenciais como online. Agendamentos pelo whatsapp 71 99115-6855.

 

CAPOEIRA COM O PROFESSOR BALANÇO
 

Formado pela escola Escola Capoeira SDB Mestre Railson, Balanço (@adamscapoeira) dá treinos de capoeira no SDB Caraíva (@capoeirasdbcaraiva) e aulas de consciência corporal no Studio Terra (@studioterracaraiva), em Caraíva. Turistas são bem-vindos.

 

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS COM FERNANDA HAVANA
 

Fernanda (@fernandahavana) viajou o mundo com uma câmera na mão. Hoje radicada em Caraíva, faz ensaios fotográficos tendo o sul da Bahia como cenário, com disponibilidade pra se deslocar pela região, de Corumbau a Trancoso, passando pela Praia do Espelho. Agendamento pelo whatsapp 85 99626-0004.

 

Foto: Fernanda Havana