Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

ILHABELA: APROVEITE O MELHOR DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO

Praias escondidas, picos de surf, aulas de yoga, hoteis, pousadas e muito mais para você curtir a melhor estação do ano ao ar livre e com distanciamento social e segurança.

 

Você precisa traçar uma rota para Ilhabela!

 

No Litoral Norte de São Paulo, Ilhabela possui 130km de costa, onde estão mais de 40 praias perfeitas para surfar, mergulhar, praticar esportes, meditar e espairecer. A região de Ilhabela ainda tem uma das principais reservas de mata atlântica do país (na Ilhabela, 85% do território é preservado por um parque estadual), com centenas de rios, cachoeiras e trilhas rodeadas pela flora e a fauna. Se você está precisando (e merecendo) fugir da cidade em busca de isolamento, Ilhabela é o refúgio sob medida pra respirar ar puro e mover o corpo a céu aberto.

 

 

ILHABELA

 

Ilha das Cabras, em Ilhabela: destino predileto de mergulhadores | Crédito: Pedro Turrini/iStock

 

ILHA DAS CABRAS: OS MELHORES PICOS DE MERGULHO NA ILHABELA

 

Um dos melhores pontos de mergulho de São Paulo, a Ilhabela tem tradição no esporte e boas possibilidades pra quem quer se aventurar ou aprender. As empresas costumam levar os mergulhadores credenciados a vários picos por rotas nas costas norte e sul de Ilhabela. Mas o cartão-postal subaquático local é a Ilha das Cabras, uma ilhota pedregosa e extremamente fotogênica em Ilhabela. O esquema geralmente inclui dois cilindros por saída. Também é possível fazer batismo (mergulho acompanhado de um instrutor em até 12 metros de profundidade) e cursos, em centros de Ilhabela, como o Oceano Sub (@oceanosub) e o Narwhal (@narwhal_mergulho).

 

 

DE CANOA POLINÉSIA COM O MULTIATLETA PAULO DOS REIS

 

Baiano criado em Ilhabela, Paulo dos Reis é um dos ícones da capital da vela. Campeão mundial de Formula Windsurf, Paulão também faturou o brasileiro de SUP Race e, nos últimos anos, vem acumulando títulos na canoa polinésia (ou havaiana). Entre uma competição e outra, o multiatleta pilota a escola Dos Reis VA’A (@dosreisvaa)

 

Com sede na Praia da Armação, tem cursos em vários níveis e organiza travessias de 35km a 80km, com barco de apoio, que podem chegar até a Praia do Bonete. Quem nunca remou uma va’a pode participar da Canoa Experience. “É uma vivência com remada de uma hora em que também contamos a história milenar da canoa, que é a mãe de todos os esportes aquáticos”, diz Paulão. 

 

Vista do alto do Pico Baepi, em Ilhabela: 7,5km de caminhada até o cume, a 1.048 metros | Crédito: Igorh84/Creative Commons

 

TRILHA DO PICO BAEPI: O MIRANTE 360º DA ILHABELA

 

Pra quem curte um desafio, a rota da trilha do Pico do Baepi é um prato cheio em Ilhabela. São 7,5km com subidas de arder a panturrilha e escadinhas por rotas no meio da mata até chegar ao sétimo pico mais alto da Ilhabela, a 1.048 metros de altitude. O caminho rende uma imersão e tanto na natureza de Ilhabela, entre jequitibás, figueiras, bromélias e helicônias, além de vários pássaros e outros animais nativos. Bem sinalizado, o trajeto é mais duro na reta final da rota. Mas tudo vale a pena, diante da vista de quase 360º de Ilhabela. Nos dias claros, dá pra ver a Serra do Mar, o Arquipélago de Alcatrazes e a imensidão verde da Ilhabela, que tem 85% de seu território preservado por um parque estadual.

 

O centrinho à beira-mar de Ilhabela: arquitetura colonial e lojas e cafés charmosos | Crédito: Diego Grandi/iStock

 

O CHARME DO CENTRO HISTÓRICO DE ILHABELA

 

Com sua arquitetura colonial e ares de cidade do interior, a Vila de Ilhabela é o centrinho mais charmoso do litoral paulista. Perfeita pra um rolê sem pressa por Ilhabela no fim da tarde, esconde dezenas de lojinhas, cafés e outras surpresas por trás de suas fachadas bem conservadas, que se enfileiram em rotas por ruas de paralelepípedos. Entre as lojas de Ilhabela, vale conferir as peças de artesanato local e de decoração da Teiú (@teiuarte) e os biquínis da Summer House (@summerhouseilha), marca que nasceu na Ilhabela.

 

VENTOS DO NORTE: KITESURF NA PRAIA DA ARMAÇÃO, EM ILHABELA

 

Ponto de encontro da galera do velejo de Ilhabela, a Praia da Armação é uma pequena faixa de areia dourada com mar calminho e alto-astral. Lugar favorito do campeão olímpico Robert Scheidt e de outras lendas do mundo da vela, é a principal base de lançamento de kitesurf da Ilhabela e sede da escola de iatismo BL3 (@bl3escoladeiatismo), que tem cursos de várias modalidades, aluguel de equipamento e um barzinho simpático. Se o vento parar, aproveite pra dar um rolê (andando ou nadando) pelas rotas que levam até a linda vizinha Praia do Pinto.

 

Castelhanos, em Ilhabela, vista do alto: baía em forma de coração | Crédito: @castelhanosturismo

 

PRAIA DE CASTELHANOS: CACHOEIRA, OFF-ROAD E SURF

 

Em uma baía em forma de coração voltada ao mar aberto que cerca Ilhabela, boa pra surfar, a Praia de Castelhanos é praticamente intocada e, pra muitos, a mais bonita da Ilhabela. Cortando o parque estadual ao longo de 15km de rota por Ilhabela, a estrada até lá é off-road, acessível só de 4X4. Com a Castelhanos Turismo (@castelhanosturismo), o itinerário por Ilhabela inclui parada na linda Cachoeira do Gato. Pra clicar o melhor ângulo, a melhor rota é subir até o Mirante do Coração, no lado direito da faixa de areia. Leve litros de repelente pra enfrentar os borrachudos de Ilhabela. Outra opção é pegar um passeio de barco, a rota possui pit stop na Praia da Fome e no Saco do Eustáquio.  

 

 

 

ONDE SE HOSPEDAR NA ILHABELA:

 

PRAIA DO BONETE

// Pousada Canto Bravo (@pousadacantobravo)

 

CONHEÇA

 

 

 

FEITICEIRA

// Feiticeira Guesthouse (@feiticeira.guesthouse)

 

CONHEÇA

 

 

 

PRAIA DO CURRAL

// DPNY Hotel (@DPNYbeach)

 

CONHEÇA

 

 

 

 

10 ACHADOS GASTRONÔMICOS DA CHEF RENATA VANZETTO EM ILHABELA

 

Criada na Ilhabela, Renata Vanzetto abriu seu primeiro restaurante aos 18 anos, na antiga garagem de barcos da família. No mesmo lugar onde tudo começou em Ilhabela, ela acaba de inaugurar o Pescadora – Cozinha do Mar (@pescadoracozinhadomar). A seguir, a chef do Ema e do Muquifo (entre outros) revela onde curte comer quando está na Ilhabela.

 

MELHOR CASQUINHA DE CAMARÃO

// Viana (@vianailhabela)

 

ITALIANO COM CHARME

// Famiglia Manzoli (@famigliamanzoli)

 

JAPONÊS INFALÍVEL 

// Takê (@otakeilhabela)

 

PIZZA NO CAPRICHO

// Mozzarello (@mozzarellopizza), O Caminho da Pizza (@ocaminhodapizza) e El Pirata (@elpirata.pizza)

 

DOCES PRAZERES

// Torta de maçã da Comidaria Donnabella (@donnabella_comidaria)

 

BANQUETE DE FRUTOS DO MAR

// Polvo com batatas do Ilha Sul (@ilhasulrestaurante)

 

CAFÉ FAVORITO 

// Da livraria Ponto das Letras (@pontodasletrasilhabela)

 

SORVETE PERFEITO 

// Gelateria Tradizionale (@gelateriatradizionale)

 

 

Sombra e água fresca na Praia do Bonete, em Ilhabela | Crédito: Renato Trentin/Unsplash

 

NA PRAIA DO BONETE, ROLÊ SEM LUZ ELÉTRICA, SEM 4G, SEM STRESS

 

No extremo sul da Ilhabela, o Bonete é um mundo à parte. Habitada por uma comunidade de pescadores, a praia só é acessível por rotas a barco ou trilha. Pra quem vai a pé, a caminhada de 12km por Ilhabela é uma atração em si. O trajeto tem subidas que exigem preparo físico, mas o esforço é recompensado na rota mesmo com banhos nas cachoeiras da Laje, Areado e Saquinho. Vá em um dia com sol em Ilhabela: o caminho é aberto e bem sinalizado, mas a rota pode ficar escorregadia quando chove muito.

 

 

 

PRAIA DO JABAQUARA: ESFORÇO ZERO E SOSSEGO NOTA 10 

 

Última praia da costa norte acessível pela estrada, a do Jabaquara é uma das mais bonitas e preservadas da ilha. Cortada por dois riachos perfeitos pra tirar o sal, tem água translúcida e uma vibe sempre tranquila. Do mirante no lado esquerdo se tem a melhor vista pra pequena faixa de areia clara, cercada de vegetação densa. Na volta ao centro, no fim da tarde, pare na Praia da Siriúba pra tomar uma “caiçarinha” de cachaça mineira no Balena Club (@balenaclub), um beach club com charme pseudorrústico, com mesas pé na areia cercadas de coqueiros.

 

A Cachoeira de Paquetá, e Ilhabela, e sua “infinity pool” | Crédito: Leo Araujo7/istock

 

INFINITY POOL NATURAL NA CACHOEIRA DE PAQUETÁ

 

Para encarar a rota que leva à cachoeira mais instagramada de Ilhabela, é preciso fôlego e um pouco de espírito de aventura, já que a trilha, no meio da mata, tem alguns trechos íngremes na reta final da rota. Vá sem pressa (e de tênis), parando pra esfriar a cabeça em dois poços cristalinos ao longo da caminhada por Ilhabela. No alto da Cachoeira de Paquetá, uma piscina natural com efeito de borda infinita revela aquela vista pro mar que cerca Ilhabela, com garantia de chuva de likes. Pra agilizar a rota de descida, escorregue pelo tobogã aquático formado pela correnteza na pedra lisa. O começo da trilha fica perto da linda Praia do Curral, onde vale tomar uma Corona gelada com os pés na areia de Ilhabela, no Papagaio (@papagaio.ilhabela).

 

 

Compartilhe este artigo