Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

AS MELHORES TRILHAS DE ILHABELA

Quem disse que a Ilha é só praia e vela? A seguir, os melhores trekkings para explorar cachoeiras, Mata Atlântica e visuais incríveis.

Com 85% de seu território coberto por um manto verde, a Ilhabela é muito mais do que praia e esportes de vela. A seguir, os melhores desafios pra quem curte se embrenhar na natureza.

 

Trilha da Praia do Bonete: nível intermediário

A mãe de todas as trilhas da Ilhabela é um pacote completo: você passa por várias cachoeiras, desemboca em uma das praias mais preservadas do Litoral Norte de São Paulo e, de quebra, ainda coloca o corpo em movimento, ao longo de 12 km de caminhada (só de ida). Saia cedo, escolha uma época de pouca chuva para evitar escorregões na lama e capriche no repelente para curtir as paradas nas cachoeiras da Laje, do Areado e do Saquinho. Uma vez lá, hospede-se na Pousada Canto Bravo, a mais confortável do Bonete.

 

Trilha do Bonete, em Ilhabela | Crédito: Matheus Usero

Trilha da Água Branca: nível iniciante
Delícia de passeio, essa trilha é como um menu degustação de cachoeiras, com boa infraestrutura e fácil acesso, logo na entrada do Parque Estadual de Ilhabela. São cinco quedas e piscinas naturais em apenas 2,5 km de caminhada, com escadas e corrimãos nos trechos mais acidentados. Depois, relaxe na Pousada Vila das Velas, bem no centrinho, de onde partem vários passeios de aventura.

 Trilha da Água Branca, em Ilhabela | Crédito: Grupo IMS Ilhabela

 

Trilha do Pico do Baepi: nível avançado

A trilha mais desafiadora da ilha tem 7,5 km com subidas íngremes e escadinhas no meio da mata até chegar ao Pico do Baepi, o sétimo mais alto da Ilhabela, a 1048 m de altitude. O caminho rende uma imersão e tanto na natureza, com bastante esforço na reta final. Mas a recompensa é a vista de quase 360o. Fique hospedado na Feiticeira Guest House ou na Ilhabela Homestay pra curtir uma boa praia depois do trekking.

 

 Trilha do Pico do Baepi, em Ilhabela | Crédito: Margarete Vicencia

 

Cachoeira do Veloso: iniciante ou avançado

Essa trilha leva a três paredões majestosos de pedra por onde escoam três quedas d’água. A primeira tem acesso fácil partindo de um camping na Praia do Veloso. A aventura começa a partir daí, pra quem quer chegar até as duas seguintes, o que demanda uma caminhada de 40 minutos extra montanha acima. Pra soltar a musculatura depois, você merece uma massagem no spa do DPNY Beach Hotelvizinho da Praia do Veloso.

 

 

 

Compartilhe este artigo