Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

4 POUSADAS PRA SE RECONECTAR COM A NATUREZA NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO

Uma lista de refúgios sustentáveis cercados pela Mata Atlântica, pra fazer um detox da vida urbana, respirar ar puro e curtir uma praia.
 

No litoral norte de São Paulo, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela somam mais de 300km de costa e quase 200 praias. E ainda que várias delas sejam famosas pela ferveção, num território tão vasto também há espaço de sobra pra quem não quer ver e nem ser visto. Estratégica pra quem busca um refúgio onde respirar ar puro e mover o corpo ao ar livre, a região tem uma das principais reservas de Mata Atlântica do Brasil – na Ilhabela, por exemplo, 85% do território é preservado por um parque estadual. Cercadas de verde, essas pousadas e hotéis intimistas são ideais pra quem está na pilha de fugir da cidade, buscar o isolamento e reconectar com a natureza.

Banana Bamboo Ecolodge, em Ubatuba | Crédito: reprodução
 

BANANA BAMBOO ECOLODGE, BIOARQUITETURA EM UBATUBA
 

Totalmente afastado do burburinho do centro de Ubatuba, no sertão de Ubatumirim, o Banana Bamboo Ecolodge (@bananabamboo_ecolodge), na foto que abre este post) foi totalmente planejado pra não destoar do seu entorno. Erguido com técnicas da bioarquitetura, tem bambu predominando entre os materiais e espaços com muita luz e ventilação naturais, além de energia solar, aproveitamento de água da chuva e tratamento de resíduos. As estruturas são cobertas com telhado verde e suspensas do chão, pra minimizar o mínimo impacto no ambiente. Os bangalôs estão cercados por mata nativa, assim como as áreas comuns, que incluem uma linda sala de yoga que se abre ao exterior e biopiscina (plantas aquáticas se encarregam da depuração). Quem assina o menu do restaurante é a chef Camila Taquari, especializada em nutrição ayurvédica pela escola de Alain Ducasse, em Paris.
 

Casa Ka, em Maresias| Crédito: reprodução
 

CASA KA, VIBE DE BEACH HOUSE, EM MARESIAS
 

Tem vibe de casa de praia, só que com alguns serviços de pousada. Administrada por uma família que se apaixonou por Maresias, a Casa Ka (@casa_ka) tem oito suítes simples e confortáveis (com cama grande, ar condicionado, frigobar, wi-fi e smart tv), num casarão rústico abraçado pela mata atlântica. Ao lado de um riacho e a 200 metros do melhor pico de surf da praia (o Canto do Moreira), tem deck com espreguiçadeiras, churrasqueira e redes. Bikes, SUP, caiaque e outros “brinquedos” estão liberados pra uso dos hóspedes. Nas noites frias, uma fogueira aquece as conversas no jardim. 
 

Ilha de Toque Toque, em São Sebastião | Crédito: reprodução
 

 

ILHA DE TOQUE TOQUE: REFÚGIO ADULTS ONLY A UM PULO DE CALHETAS, EM SÃO SEBASTIÃO
 

Se houvesse um ranking com as vistas mais bonitas do litoral norte, o Ilha de Toque Toque (@ilhadetoquetoque) certamente estaria no top 10. O hotel também tem localização mais estratégica possível, praticamente na trilha que leva até a praia de Calhetas, um dos segredos mais bem guardados de São Sebastião. Primeiro hotel Lixo Zero do Brasil (certificado pela Zero Waste International Alliance), é ideal pra uma escapada romântica e próxima da natureza, com 14 suítes só pra casais (não aceita menores de 18 anos). Tem um spa com terapias assinadas pela marca francesa L’Occitane e piscina com vistas de camarote pra ilha de Toque Toque.  
 

Canto Bravo, no Bonete, em Ilhabela | Crédito: reprodução
 

 

CANTO BRAVO: UM MUNDO À PARTE NA PRAIA DO BONETE, EM ILHABELA
 

Acessível só por uma longa trilha, ou de barco, a praia do Bonete é um universo à parte em Ilhabela, habitada por uma comunidade caiçara que vive da pesca e do artesanato. Sem carros, luz elétrica ou 4G, é o lugar perfeito pra um detox da vida urbana. Com 10 quartos concebidos no estilo rústico que é a marca registrada do lugar, a pousada Canto Bravo (@pousadacantobravo) também tem um bom restaurante, abastecido por peixes frescos capturados artesanalmente pelos pescadores locais. Boa pra surfar, a praia também é ponto de partida de uma quantidade enorme de trilhas, sendo que algumas delas levam a cachoeiras.